PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO

decisao

Considerando que o processo de Tomada de Decisão engloba quatro componentes – Obtenção de Dados, Processamento de Informações, Geração de Significado e a Decisão sobre qual curso seguir – existem cinco tipos de Tomada de Decisão, principalmente no que tange ao processo de tomada de decisão:

  • Tomada de Decisão Baseada no Instinto: Ação precede o pensamento, as decisões estão sempre baseadas no passado e não temos controle sobre nossas ações e comportamentos.
  • Tomada de decisão baseada em Crenças Subconscientes: Se reage àquilo que está acontecendo, porém baseado nas memórias pessoais, ao invés da memória herdada. A ação ainda precede o pensamento, geralmente acompanhada de liberação de carga emocional. De acordo com essa carga emocional agimos negativamente (culpar, rivalizar) ou positivamente (confiar, cooperar).
  • Tomada de Decisão Baseada em Crenças Conscientes: É possível tomar decisões racionais ao inserir uma pausa entre a criação de significado e a tomada de decisão, permitindo tempo para reflexão e pensamento, a fim de usar a lógica para compreender o que está acontecendo e dar significado para a situação. A ação é consequência do pensamento. O fator emocional influencia e pode anular esse processo, sendo um desafio para os líderes passarem da tomada de decisão subconsciente para a tomada de decisão baseada em crenças conscientes.
  • Tomada de Decisão Baseada em Valores: Uma decisão precisa passar pelo teste dos valores. Se ela não estiver em alinhamento com os seus valores, você deveria repensá-la. Uma decisão que não está alinhada com os valores declarados da organização carece de integridade. Uma decisão que não está alinhada com seus valores pessoais carece de autenticidade. Conforme [3]: “as organizações que funcionam com base em seus valores estão entre as de maior sucesso no mundo. O objetivo é que os valores guiem o comportamento, e não as crenças, pois valores são conceitos universais que transcendem todos os contextos, já crenças são locais e contextuais”.
  • Tomada de Decisão Baseada na Intuição: Principais características: menos julgamento, crenças, programações pessoais e mais reflexões e sabedoria, com decisões mais sustentáveis – um tanto distante da realidade de hoje.
Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s