AUTOCONHECIMENTO

Imagem

O autoconhecimento mediante o relacionamento

O autoconhecimento não se dá em conformidade com nenhuma fórmula. Você pode consultar-se com um psicólogo ou psicanalista para descobrir coisas sobre si mesmo, mas isso não é autoconhecimento. O autoconhecimento surge quando temos consciência de nós mesmos no relacionamento, o que revela o que somos de momento a momento. O relacionamento é um espelho em que podemos ver-nos como realmente somos. Mas a maioria de nós é incapaz de olhar-se tal como é no relacionamento, porque imediatamente começamos a condenar ou justificar aquilo que vemos. Nós julgamos, avaliamos, comparamos, negamos ou aceitamos, mas nunca observamos realmente “o que é”, e, para a maioria das pessoas, isto parece ser a coisa mais difícil de fazer; contudo somente isto é o começo do autoconhecimento.

Autoconhecimento, portanto, não significa conhecimento do “eu”, colocado num nível elevado; ele é de todos os momentos, na conduta diária que é ação, que é relação; e sem esse autoconhecimento, não há pensar correto. Não temos base para pensar corretamente, se não sabemos o que somos. Não podemos conhecer a nós mesmos, em abstração, em ideologias. Só podemos nos conhecer nas relações de nossa vida diária. Vocês não sabem que estão em conflito? E qual a vantagem que há em se afastar dele, em evitá-lo, como um homem que tem um veneno no organismo, que não pode expelir o que o está matando lentamente? O autoconhecimento é o começo da sabedoria, e sem esse autoconhecimento não podemos prosseguir; e buscar o absoluto, buscar Deus, a verdade, ou o que vocês quiserem, é simples busca de uma satisfação projetada de nós mesmos. Por conseguinte, precisamos começar perto de nós, examinando cada palavra que pronunciamos, cada gesto, nossa maneira de andar, de comer — dando atenção a tudo, sem condenação. Então, nessa vigilância, se conhecerá o que tem existência real, o que é, e se dá a transformação do que é — quando a mente é livre, sem a termos feito livre. Só uma mente livre é capaz de descobrir, e não uma mente moldada por crença ou de acordo com uma hipótese. A mente nessas condições é incapaz de descobrir. Não pode haver liberdade quando há conflito, porque o conflito é a fixação do “eu”, nas relações.
Krishnamurti
Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

13 respostas para AUTOCONHECIMENTO

  1. Graciana Ribeiro disse:

    Parabéns pelo blog professor.
    achei muito interessante a aula de ontem 19/08 sobre autoconhecimento, eu realmente não sabia o significado desta palavra, mas não parece ser uma tarefa tão simples, buscar a consciência de olhar pra si mesmo sem fazer um julgamento, apenas para se conhecer.

  2. bibicunha81@hotmail.com disse:

    Preciso me autoconhecer não sei quem sou eu rs

    ótimo texto . adorei

    • Mary Ellen disse:

      Lendo este texto, vi que realmente preciso me conhecer melhor.

    • Carla Vieira disse:

      Acho que conhecer a sí proprio e uma das maiores dificuldades que temos,é muito fácil jugar e tentar entender o problemas de terceiros, agora entender a sí mesmo e procurar a sí julgar antes de qualquer coisa,falar disso é fácil o dificil e colocar em pratica esse autoconhecimento.

  3. Flávia Rodrigues de Azevedo disse:

    Professor adorei a dinâmica e o texto, na verdade a tempos precisava de uma injeção de realidade, pois sem dúvida tenho grandes problemas com esse tal autoconhecimento. Sempre tentei conhecer os outros, e nunca me conheci verdadeiramente. Obrigada

  4. Erick disse:

    se houvesse boa parte da sociedade, com essa visão sobre o Autoconhecimento, hoje ela seria outra.

  5. Katia Dias da Silva disse:

    Excelente texto professor, realmente é melhor forma de uma sociedade menos doentia.
    Parabéns!!!

  6. Flávia Rodrigues de Azevedo disse:

    Professor onde estão os videos

  7. Leandro Romão disse:

    Boa noite.
    Gostei muito da aula de segunda-feira, onde consigo os videos que o senhor passou na sala de aula?

  8. Professor, bom dia!!!

    Texto muito bom, Hoje em dia na sociedade é muito mais facil olhar pro vizinho, o duro é nos conhecermos internamente, ano passado fiz um retiro espiritual, la eu me obriguei a olhar para dentro, e descobri muitas coisas erradas, e a partir de então mudei a forma de pensar em varias coisas.
    Inclusive tenho uma agencia de Viagens, e a minha mudança foi notada pelos meus colaboradores, em principalmente em casa pela minha familia e amigos.

    Sobre a ultima aula, onde podemos achar os videos, quero poder mostrar na minha empresa.

    VAI QUE TENHA GENTE INSATISFEITA KKKKK

    abraços

    Rodrigo Crepaldi

  9. Marcia Pereira dos Santos disse:

    Muito bom o seu blog professor!!

    Achei interessantes os vídeos da aula passada (26/8), onde posso encontra-los?

  10. ANALICE JOSEFA VIEIRA FRANÇA disse:

    Olá professor! Acredito que o autoconhecimento é uma forma de salvar o mundo do egocentrismo, maldades e hipocrisias.
    Abraço,
    Analice

  11. Wallace Souza Silva disse:

    No meu ver o autoconhecimento é a formação do caráter de uma pessoa, pois é a partir dele que entendemos e fortalecemos nossos ideais, criamos conceitos, e, porque ao conhecer a si próprio você é capaz formar “opiniões” a partir de quem você é (o que escolhe ser), e não do que a sociedade nos obriga a ser.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s