Quando voltamos a ser crianças: uma experiência plena do que é Ser Humano.

Imagem

 

5 de abril de 2013. Sala de aula. Aos meus queridos alunos, minha gratidão.

 

Maturidade no homem: significa reaver a seriedade que se tinha quando criança ao brincar. (F.W. Nietzsche)

O que significa hoje ser professor? Significa enganar-se que ensina e que seus alunos fingem que aprendem? Será suficiente hoje prover o aluno de um monte de informações e conhecimentos cristalizados no tempo? Será suficiente prender a atenção dos alunos por palavras e sentenças tão velhas quanto seus professores que há muito já não inspiram ninguém, nem mortos nem vivos?

Há uma bela história que um dia poderei contar aos meus filhos. O dia em que fiz uma sala inteira de alunos (que há muito tinham deixado de ser crianças, ou melhor, esquecido) brincarem, simplesmente brincarem. São esses instantes onde aprender é compartilhar com o outro o mesmo prazer de descobrir juntos, abrir as janelas dos sentidos, deixar correr o rio intenso das emoções já vividas, das memórias ainda vivas, mas soterradas pelas preocupações e temores de uma mente adulta. Essa noite também aprendi junto com todos o quanto somos capazes de despertar nossa humanidade. Porque sabemos, quando fomos crianças, o brincar nos ensinou que a felicidade é estar junto, minhas mãos, coração e olhos unidas as mãos, coração e olhos dos outros, imersos num mesmo instante, como se o tempo parasse e quiséssemos detê-lo para sempre assim salvar nossa mais pura essência.

Nesta noite compreendi: ensinar é tentar ir além do velho e consumado mundo das palavras, é inventar um outro tempo, criar um outro espaço, além da sala de quatro paredes. Aprender é brincar. Relembrar que somos todos unidos por uma mesma essência. Essa descoberta é a revolução que precisamos para mudarmos o rosto triste do mundo.

Adalid Chávez

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

11 respostas para Quando voltamos a ser crianças: uma experiência plena do que é Ser Humano.

  1. Ana Carolina Santos disse:

    adorei a aula sexta professor !! MUITO CRIATIVA

  2. Danilo disse:

    Essa aula foi de mais,todos se divertiram muito,
    pois saímos da rotina das aulas…valeu!!!!!!!!!

  3. Maurício Silva Batista disse:

    Muito bom professor. Parabéns!!! Com certeza, manifestações assim podem acrescentar muito mais em nossas vidas do que aquelas eternas teorias que aprendemos desde a primeira série.
    Valew!!!

  4. Lucineide Alves disse:

    professor você é dez! parabéns.

  5. viviane disse:

    nossa!!! suas aulas são o´timas. e´ uma grande satisfação para mim participar delas!
    obrigada

  6. Karina Nunes disse:

    Realmente a aula foi muito divertida, e com certeza será inesquecível pois não é sempre que vemos uma dinâmica como esta!

  7. Arivaldo disse:

    Como é importante relembrar que em nossas vinte e quatro horas, nem lembramos de ser crainça um minuto se quer, essa aula me trouxe mil e umas lembranças Felizes, Parabéns Mestre.

  8. Arivaldo disse:

    criança, retificando

  9. Ana Paula disse:

    se todas as aulas tivessem um pouco de dinâmica como a sua sairiamos da rotinas teriamos uma capacidade maior de aprender há lidar com as barreiras que a vida nos limitam sensacional espero aprender muito com o senhor…

  10. Super adoreii me senti realmente como uma criança descobrindo o novo

  11. Adelson disse:

    Nesse mundo capitalista, cobiçamos o que está nas prateleiras e nos sentimos mal quando não conseguimos possuir tanto diante de tudo que nos oferecem.Por outro lado esquecemos das infinitas realizações que podem ser alcançadas no imenso e tão pouco explorado universo que existe dentro de cada um de nós. (EU)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s